A economia e o setor florestal norte-americanos ganharam um presente de Natal atrasado nesta semana. E esse presente também poderá trazer alegria para parte do setor de base florestal brasileiro.
O número de novas casas sendo construídas (housing-starts) no mês dezembro de 2019 foi o mais alto dos últimos 13 anos, consequência do aquecimento do setor de construção civil. Tanto o número de residências unifamiliares quanto de multifamiliares subiu significativamente.
Após um aumento significativo de setembro para novembro, o número de novas casas aumentou praticamente 17% em dezembro, resultando em uma taxa anual ajustada de 1,608 milhões de unidades, conforme apresenta a figura abaixo.
Os números de dezembro reiteram a previsão feita pela Forest2Market do Brasil em seu último artigo: a construção civil será um importante cliente para o setor florestal e isso impactará positivamente a cadeia produtiva de madeira na região sul do Brasil.
Se o número de novas casas se manter alto, como no último mês de dezembro, os resultados da prognose da Forest2Market poderão ser revistos e o crescimento do setor em 2020, originalmente previsto em 0,6%, será ainda maior.