menu-bgimg

What we can offer you

We provide detailed transactional data, cost benchmarks and in-depth analytics for participants in the wood raw materials supply chain.
  • Pricing Data
  • Benchmarks
  • Product Forecasting
  • Advisory Services
  • Analytics
Learn More

SilvaStat360 Platform

  • Price Benchmarks
  • The Beck Group’s Sawmill TQ
  • Timber Supply Analysis 
  • Global Economic Data

Explore Forest2Market's Interactive Business Intelligence Platform

Learn More

Industries

From biomass suppliers in the Baltics to pulp producers in Brazil and TIMOs in the United States, Forest2Market provides products and services for suppliers, producers and other stakeholders in the global forest products industry.

Learn More
x
 
Blog

2017 Timberland Investment Conference, Florida, Estados Unidos

Março 06, 2017
Author: Marcelo Schmid

Confirmando sua presença global nos principais mercados florestais em todo o mundo, a Forest2Market do Brasil esteve presente na 2017 Timberland Investment Conference realizada entre 01 e 03 de março, pela Universidade de Georgia, em Amelia Island, Flórida, Estados Unidos. A conferência é um dos mais significativos eventos mundiais da área de investimentos florestais e contou com a participação das mais importantes empresas investidoras globais em timberland. A Forest2Market do Brasil foi representada no evento pelo seu CEO, Pete Stewart, e pelo seu diretor comercial, Fernando Matsuno Ramos.

Durante os três dias do evento diversos tópicos foram abordados, com destaque a alguns assuntos relacionados ao mercado florestal na América Latina.

Primeiramente, se destacou no evento uma percepção geral positiva sobre investimentos florestais na América Latina, reiterando que a percepção de risco em relação ao continente é menor pela ótica do investidor. A opinião sobre o Brasil, maior mercado florestal na América Latina, é de que a situação econômica está começando a se reverter, aumentando o interesse dos investidores pelo país. Somada à percepção econômica sobre o país destaca-se a recente declaração do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, de que a liberação para a aquisição de propriedades rurais por grupos estrangeiros é iminente (atualmente limitada por conta de um parecer da Advocacia Geral da União, de 2010, sobre a Lei 5.709 de 1971 que prevê uma série de restrições para que estrangeiros possam adquirir terras rurais no país).

Além do Brasil, as discussões realizadas em Amelia Island sobre a América Latina também abordaram possíveis oportunidadesconferencelogo.jpg para o setor que deverão surgir na Argentina – com a recente mudança governamental – além do interesse em outros países ainda pouco explorados, como Paraguai e Colômbia.

Um tópico bastante debatido foi o número de housing starts nos Estados Unidos, importante indicativo para o setor florestal norte-americano, que possui influência na produção de madeira serrada para exportação no Brasil. É importante recordar que nos anos de 2005 e 2006 o número de housing starts superou a casas dos dois milhões de unidades e, após esse período, teve uma forte queda guiada pela crise norte-americana, chegando a um valor inferior a 600.000 unidades em 2009. Em seguida o número iniciou uma lenta e duvidosa recuperação, atingindo em 2016 o ano mais forte desde 2007: 1,17 milhões de novas casas foram construídas no ano que se passou.

Durante a conferência o debate relacionado aos housing starts abrangeu quando e se algum dia esse o voltará a ser aquilo que foi no passado. Os debatedores presentes demonstraram em geral uma crença de que a demanda para novas casas deveria ser de 1,7 milhões, porém ninguém soube explicar ao certo o motivo pelo qual a demanda atual americana é igual a 60% deste valor.

Outro tópico importante discutido durante o evento foi sobre o appraisal (avaliação) de imóveis florestais. Os debatedores discutiram se o processo de avaliação dos imóveis tem sido rigoroso o suficiente para gerar resultados confiáveis para as partes interessadas. Essa discussão levou a outro tópico: a negociação de terras florestais que estão pendentes há bastante tempo e o preço para um ano que deverá ser muito ativo em termos de transações florestais, sobretudo nos mercados da América Latina.

A Forest2Market possui atuação global, estando presente atualmente na América do Norte, América do Sul e Europa (e em breve na Oceania) e acredita que sua presença em eventos como o ocorrido em Amelia Island é de fundamental importância para sua integração com clientes e mercados. Nos últimos dois anos a Forest2Market foi convidada a palestrar no congresso de timberland promovido pela World Forestry Center, em Portland, Oregon e esteve presente nas últimas duas ocasiões do evento promovido pela Universidade de Georgia (2015 e 2017). No Brasil a empresa está promovendo uma série de seminários para discussão do mercado regional de madeira, sendo que o próximo está agendado para o dia 28 de Abril, no município de Guarapuava, Estado do Paraná.

Saiba mais sobre os produtos e serviços da Forest2Market do Brasil

Back to Blog

You May Also be Interested In