O diretor da Forest2Market do Brasil, Marcelo Schmid foi convidado pelo terceiro ano consecutivo para ser um dos palestrantes do congresso Who Will Own the Forest 13, considerado como o principal evento mundial relacionado a investimentos em terras florestais. O evento é tradicionalmente organizado todos os anos no mês de setembro na cidade de Portland, estado do Oregon, nos Estados Unidos, pela World Forestry Center, instituição internacional dedicada à promoção de atividades florestais sustentáveis. O Congresso tem como patrocinadores as mais importantes empresas de gestão de investimento em terras florestais da América do Norte, a exemplo de Hancock, GFP, Brookfield e Campbell Global, além de fundos de investimento e outras empresas ligadas ao setor florestal.
Nas duas primeiras participações da Forest2Market do Brasil no Congresso, em 2015 e 2016, o diretor da empresa foi o responsável pela organização e mediação do painel de palestrantes dedicado à America do Sul. Nos dois anos o painel contou tanto com a participação de representantes do Brasil, Uruguai e Chile, quanto com a participação de empresas americanas que investem em tais países.
Na décima terceira edição do evento, a ser realizada durante os dias 12 a 14 de setembro deste ano, a participação do líder da Forest2Market na América Latina se dará não no formato de painel, mas em uma palestra, cujo tema é bastante pertinente ao momento do setor florestal da região sul do Brasil: o ressurgimento do mercado de pinus.
Nos últimos 6 a 7 anos os investimentos em timberland no Brasil foram guiados pela demanda mundial por celulose. Neste período a produção de celulose no país pulou de 14,2 milhões de toneladas em 2010 para 18,5 milhões de toneladas em 2016. A região que concentrou a maior parte deste investimento foi o Estado de Mato Grosso do Sul com a construção de duas grandes fábricas de celulose no início desta década.
Porém, todo o incentivo governamental e os investimentos feitos pelas empresas de celulose e TIMO’s nacionais e estrangeiras criou um excesso de madeira de eucalipto para celulose em Mato Grosso do Sul e outras importantes regiões produtivas do país. Somado a esse cenário, a economia brasileira começa a dar sinais de recuperação e o consumo interno deverá lentamente recuperar seus padrões históricos, melhorando o cenário de investimento para a produção de pinus, segmento onde a percepção de risco pelos investidores é menor.
A retomada do interesse pelo pinus pode ser percebida em dois indicadores: i. O atual interesse de diversas TIMO’s em aquisição de florestas já formadas de pinus na região Sul do país, após a “onda” de investimentos em projetos greenfield de eucalipto; ii. O aumento da área plantada de pinus nos útimos anos, nos três estados da região Sul. Conforme demonstra a figura 01, a área de plantio pinus nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, aumentou entre 2012 e 2015, após um período de retração observado em anos anteriores.
Fonte: IBÁ e Forest2Market do Brasil
Figura 01. Evolução da área de plantio de pinus nos estados da região Sul (hectares x 100.000)
A Forest2Market do Brasil tem auxiliado as empresas interessadas no mercado de pinus na região sul do Brasil com seu relatório mensal de preços, produto único no mercado por se tratar de um relatório baseado exclusivamente em transações reais de diversos produtos de madeira. Além disso, a empresa desenvolve análises customizadas para a otimização da cadeia de suprimentos e estudos de mercado. Recentemente a empresa lançou um novo produto relacionado à análise de oferta e demanda de madeira também baseado em uma metodologia exclusiva, que permite à Forest2Market do Brasil determinar oferta (área plantada, idade das florestas e volume) em grandes extensões, de forma muito rápida e a custo competitivo. Após a determinação da oferta as informações são cruzadas com demanda e a equipe da Forest2Market desenvolve prognoses de produção, colheita e preço, entregando um estudo bastante detalhado.
A palestra do Diretor da Forest2Market do Brasil no congresso Who Will Own the Forest 13 acontecerá às 9h20 do dia 14 de setembro de 2017, no World Forestry Center, Portland, Oregon, Estados Unidos. Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas no site https://www.wwotf.org/.